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quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Como divulgar sua empresa no Twitter

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Como Usar o Twitter Como Ferramenta de Divulgação



    Aprenda como usar o Twitter como ferramenta de divulgação para a sua empresa. A rede social do momento é o Twitter. O microblog apresenta uma interface simples que permite ao usuário escrever mensagens com até 140 letras e assim postar seus pensamentos para quantas pessoas do mundo puderem ler.
    O que ele tem de bom? Uma forma rápida e direta de informar notícias e eventos a seus amigos, parentes e pessoas desconhecidas e até organizar protestos em massa, como aconteceu em 2010 na Europa. É uma ferramenta de livre expressão, liberta até este momento de spams e por isso, de forte alcance direto ao consumidor, sendo amplamente usada por empresas e marcas do mundo todo como uma ferramenta de comunicação das mais poderosas.



    Felizmente o Twitter ainda é uma fonte inesgotável de informação e ainda pode ser muito mais explorado do que o é hoje e uma empresa não perde nada entrando em seu uso. Gratuito, é muito simples criar um perfil no Twitter: basta apenas ter email e fazer uma senha, processo este realizado em menos de um minuto. É possível ainda personalizar as cores e a imagem de fundo do seu perfil com a sua logomarca, criando uma identidade bem pessoal do perfil da empresa na rede social. Mas será que dá mesmo para usar esta ferramenta tão comum e simples para divulgação?


    A resposta é sim. O Twitter pode ser usado como ferramenta de divulgação. Alguns dos recursos bem úteis são a possibilidade de enviar links de páginas da Internet e nada melhor para divulgar uma nova promoção ou lançamento de produto que postando um link para o texto nesta rede social.Esta estratégia é bem usada pela marca de maquiagem Avon, que a cada novo produto posta um texto em seu site e um link em seu perfil do Twitter para seus seguidores terem acesso. O alcance disso? Caso alguém goste do texto, fica quase impossível seguir a replicação da mensagem pela rede. Com a ferramenta de Retweet, basta o usuário clicar abaixo da sua frase para compartilhar com seus seguidores e a mesma mensagem postada por você, irá para mais leitores e assim por diante com mais usuários, até chegar ao mundo todo em menos de 20 minutos.



Como fazer as pessoas lerem o que você diz no Twitter

    É fato: não adianta simplesmente criar o perfil e sair postando suas frases de 140 caracteres se ninguém ver. O ideal é se fazer ler e também ler coisas boas na rede social e por isso, as empresas não devem postar qualquer coisa. Os perfis mais acessados do Twitter hoje em dia são os de celebridades e os de marcas com boas informações e promoções.

     Poste ao menos umas cinco vezes ao dia frases com dicas sobre os seus produtos, mas conheça o seu público para saber quais os melhores horários para postar. Estimule ser lido de outras formas e uma boa maneira de conseguir isso é criando promoções eventuais para seguidores nesta rede social. Sorteie produtos, passagens ou mesmo serviços em pequenos concursos culturais temáticos e faça com que as pessoas digam a outras o quanto seu perfil é legal e assim conseguir ser lido não apenas pelos brindes, mas também por bons textos.

    Hoje em dia um novo profissional de comunicação foi criado para atuar com Twitter e também Facebook, Orkut e outras redes sociais: o gerenciador de redes sociais. Geralmente são jornalistas ou profissionais de marketing com entendimento do funcionamento de tais redes e estes serão de grande ajuda para quem deseja aprender a atuar no Twitter. A ajuda de tais profissionais pode ser importante para a criação de frases de efeito para divulgação e campanhas do seu negócio, mas nada o impede de tentar sozinho.

Ouvir também é uma ferramenta de divulgação

     Sabe quais as empresas mais elogiadas no Twitter? As que respondem os recados dos clientes e tentam solucionar problemas. A rede social também é uma espécie de Fale Conosco e deve ser encarada também como um veículo para ouvir reclamações, elogios e sugestões.
    Mesmo que não sejam ligadas diretamente ao seu perfil, sempre busque ler o que e quando está sendo dito sobre a sua marca e sua divulgação poderá crescer bastante e até sem esforço. Empresas que respondem o recado de clientes com problemas por esta rede social tendem a ser muito mais elogiadas e apresentar crescimento em número de clientes. Não se esqueça: os 140 caracteres do Twitter podem ser bem mais positivos do que você pensa.

   Neste vídeo do canal InternetBásica ensina como criar um Twitter. Veja:





   O video abaixo é sobre o tema : Twitter para empresas como uma ferramenta de trabalho. Uma reportagem da ITVBrasil com o palestrante Denilson Rapelli, especialista em desenvolvimento e tecnologia para as empresas.





quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Como atrair clientes com o Facebook

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Como Usar o Facebook Para Atrair Clientes

    As mídias sociais, além de proporcionarem muita diversão e terem se tornado um ótimo entretenimento, são também uma excelente fonte de divulgação para diversos tipos de negócios e empreendimentos. O Facebook, que está em alta neste momento, pode ser usado para atrair clientes.

    Os eventos divulgados via Facebook têm muita repercussão, pois rapidamente a notícia se espalha e só precisa de um clique para isso no link Compartilhar.


    Para conseguir uma boa divulgação do seu produto ou serviço no Facebook é possível montar no Facebook uma fan page, e nesta se faz o descritivo completo do que é oferecido. Dá para colocar fotos, vídeos e todas as informações pertinentes a um determinado negócio.

    No caso de um perfil normal, também é possível fazer uma excelente divulgação. Você pode colocar uma foto bem chamativa na capa, que represente bem a sua empresa ou empreendimento dividir os álbuns por setores, serviços ou produtos.


   


Crie uma rotina de publicação no Facebook

   Uma boa maneira de ganhar clientes é divulgando as propagandas do seu produto ou serviço. Cada promoção deve ser muito elaborada. O ideal é criar uma rotina de divulgação. Uma vez por semana é o prazo ideal para se colocar uma propaganda da empresa no Facebook para não ficar maçante ou repetitivo.

   Se quiser conseguir uma boa repercussão devem ser marcados os nomes dos amigos do perfil na foto, assim a propaganda da sua empresa irá aparecer como destaque no mural de cada um dos selecionados. Apenas tome o cuidado para não marcar pessoas que não queiram receber propagandas.

   Alguns sorteios pelo Facebook também podem ajudar a colocar uma empresa ou evento em evidência. Esta estratégia pode custar bem pouco e ser muito eficiente.

   Além do Facebook, podem ser usadas propagandas em outras páginas como o Youtube, que permite a colocação de vídeos institucionais. Coloca-se um pequeno descritivo do seu produto ou serviço e também podem ser colocados os números de telefone da sua empresa, website, caso tenha, e endereço da fan page ou perfil do Facebook.

   Outra divulgação que pode ser feita através da internet são os newsletters com informações institucionais e propagandas de promoções semanais, que podem ser enviadas por e-mail.

   Nos newsletters, podem ser colocados os endereços das páginas no Facebook, redes sociais, Youtube e outros links que forem interessantes. Elas também podem ser periódicas e, ao final de cada propaganda, deve ser colocada uma opção para quem não quiser mais receber tais e-mails.

   Essas são apenas algumas dicas para quem quer fazer propagandas pelo Facebook para atrair clientes.



Aprenda a criar uma página para empresas no Facebook

     Encontrei esse video no Youtube chamado Oficina Da Net que ensina passo a passo a criar uma página para empresas no Facebook. Achei interessante e útil para quem deseja publicar a sua empresa nas redes sociais.





Como criar uma conta no Facebook

     Esse video ensina passo a passo criar uma conta no Facebook que foi pesquisado no canal GoodGame no Youtube. É prático e simples de aprender!





Como divulgar a sua empresa com as redes sociais

Como Usar as Redes Sociais Para Divulgar a Sua Empresa

    Um empresário hoje em dia não pode ignorar as redes sociais em seu empreendimento. As redes sociais são plataformas de comunicação interativa que permitem ter contatos e mandar mensagens e fotos completamente de graça. Assim, são uma das formas mais fáceis e práticas de entrar em contato com o seu público-alvo: os clientes. Porém, é preciso antes de tudo, saber como funcionam e como usar essas redes de forma correta para evitar desperdício de tempo, de investimento e de correr o risco de gerar uma imagem negativa com suas ações.

Redes sociais na comunicação empresarial

    Já é fato que não se pode ignorar as redes sociais na comunicação empresarial e os motivos são diversos: o custo é zero para mantê-las e a resposta é bem mais rápida do que se fosse usado serviço telefônico de atendimento. O custo em reais de divulgação de um serviço em televisão, jornal e revista é bem elevado, dependendo do alcance da mídia e jamais irá ter a mesma repercussão que na Internet, que já provou o seu alcance no mundo como veículo de comunicação em massa.

    Para grandes empreendimentos, é recomendado que seja criado um setor exclusivo para gerenciamento de redes sociais. Os indicados para cuidar desta área são profissionais das áreas de comunicação como jornalistas, publicitários e relações públicas, que sabem usar as palavras a seu favor. Hoje em dia é bem comum que empresários busquem a contratação de um gerente de rede social, profissional especializado em utilizar tais mídias de forma positiva e angariar mais clientes para o negócio.

    Outra vantagem de se usar as mídias sociais é que elas permitem uma resposta mais rápida, além da interação entre cliente e empresa. Assim, fica fácil saber o que os seus clientes pensam de seus produtos. É certo que um fato que ganha repercussão vai direto para o Facebook e o Twitter e recebe comentários de outros usuários que querem expressar seu conhecimento sobre o tema ou mesmo comentar o seu atendimento por determinada empresa. Logo, ignorar a mídia social não é uma opção para o dono de um negócio, seja ele de qual segmento for.


Como usar redes sociais na divulgação de uma empresa

    A primeira coisa a se saber é que não adianta entrar em todas as redes sociais, colocar as informações e logos da empresa e deixar por isso mesmo. Crie perfis apenas em redes sociais que você possa manter o serviço atualizado e que possa fazer a manutenção diária. Você pode criar perfis nas redes mais visitadas e com maiores números de usuários, entre elas, Facebook, Orkut e Twitter. Todas oferecem serviço gratuito para cadastramento e uso.

    Ao criar o perfil da sua empresa, seja claro nas informações e coloque o nome da empresa, endereço, telefone para contato e email. Porém, saiba que este será um canal de acesso para clientes ou novos clientes entrarem em contato, seja para elogios, reclamações, orçamentos ou mesmo para tentar comprar novos produtos. Por isso, fique atento e disponível.

    O segundo passo após ter criado o perfis é saber que será preciso manter uma regularidade de acessos pelos motivos citados no parágrafo anterior. Com a mesma frequência que você acessa seus emails, procure sempre dar uma verificada em seus perfis de redes sociais diariamente. Uma regra que geralmente funciona é estipular horário fixo para verificar os perfis, tanto para responder recados, como para promover produtos, lançar comentários ou mesmo dá uma lida no que está sendo comentado tanto sobre você como sobre seus concorrentes.

    O importante em ter um perfil de rede social para uma empresa é poder aproveitar as informações nelas contidas para pensar o seu negócio e conhecer as ações dos concorrentes. Em alguns empreendimentos o gerenciamento das redes virtuais pode demorar mais de uma hora por dia, em pequenas empresas não vai te custar meia hora. Sempre procure fazer buscas com o nome da sua empresa e de seus concorrentes mais fortes, ao menos uma vez ao dia. Caso não possa fazer este serviço, contrate uma pessoa que o possa fazer e cobre relatórios escritos para poder analisar resultados e criar estratégias de como investir em serviços, melhorá-los e partir para novos segmentos.


Como divulgar serviços e produtos em redes sociais

    A grande vantagem das redes sociais para empresários é que são veículos de comunicação de longo alcance que não cobram pelo serviço. Você pode usar seu perfil para divulgar novidades, lançamentos e até vagas de empregos que serão sempre bem recebidos. Sempre que lançar um novo produto ou começar a prestar um novo serviço, poste ao menos uma vez ao dia um pequeno texto no caso do Twitter, que já está com a opção de divulgar uma imagem.

    Orkut e Facebook possuem espaço para postagem de texto com foto, onde o empresário pode usar o recurso a seu favor divulgando serviços para amigos e clientes com anúncio via imagem digital. Apenas seja cuidadoso: uma mídia negativa também irá correr tão rápido quanto uma positiva, por isso é importante divulgar material de qualidade. Os textos devem ser lidos antes de serem postados para evitar erros de português e nada de fotos amadoras. Diversas empresas contratam designers gráficos para criar anúncios exclusivos para web, que saem mais baratos porque não serão impressos.

    O mais importante é não menosprezar uma rede social como veiculo de comunicação.         Crie material de qualidade e se possível especifico para o setor. Também é importantíssimo não ignorar as redes como canal de comunicação, tal qual telefones e emails e por isso deve-se responder ao maior número de mensagens possíveis, caso sejam direcionadas ao empreendimento. Críticas, sejam elas positivas ou negativas, podem não ser respondidas por texto, mas faça nota e tente verificar se procedem ou não. A ignorância quanto às informações contidas em redes de relacionamentos são os motivos pelos quais algumas empresas são mal faladas em sites de relacionamento e são tidas como pessoas não gratas no meio virtual, chegando ao nível de serem completamente ignoradas.

    Por isso, pense sobre o assunto e use as redes sociais na divulgação da sua empresa!

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Redes Sociais

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  As Redes Sociais


    Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Muito embora um dos princípios da rede seja uma abertura, por ser uma ligação social, a conexão fundamental entre as pessoas se dá através da identidade. As redes sociais são espaços onde indivíduos compartilham ideias e se relacionam, formando assim rede de relacionamento.



                 Para que servem?


    Servem muitas vezes para disponibilizar todo o tipo de ficheiros e informações, desde imagens a texto. Servem para transmitir informações. Servem algumas vezes para sensibilizar as pessoas sobre as causas importantes. As redes sociais é um meio de conhecer-mos varias pessoas, publicar algo, reencontrar antigos amigos, familiares...
    As redes sociais por um lado são úteis, por um lado são perigosas.
    São úteis porque podemos conversar com os amigos, obter informações, fazer novas amizades, etc...
    Por um lado são perigosas por causa das nossas informações, não devemos colocar informações sobre nós,  por exemplo a nossa morada, número de telefone, qualquer tipo de informação que nos ponha em risco.
     . As redes sociais aumentam MUITO a exposição pessoal
     . Invasão de privacidade
     . Perfis falsos/  Difamação
     . Coletas de informações para ataques
     . Senhas
     . Engenharia Social
     . Sequestros



                       Introdução

    . Sem esquecer que o blog também é uma rede social, Twitter e Facebook seguem como as mais relevantes.
    . Twitter:  notícias,  texto, urgência,  agilidade, monitoramento, SAC, interação,  distribuição, seguidores.
    . Facebook: promoções, imagens, compartilhamento, curtir, lançamentos, relacionamentos e amigos.


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Como usar as Redes Sociais para divulgar a sua empresa

     Um empresário hoje em dia não pode ignorar as redes sociais em seu empreendimento. As redes sociais são plataformas de comunicação interativa que permitem ter contatos e mandar mensagens e fotos completamente de graça. Assim, são uma das formas mais fáceis e práticas de entrar em seu público-alvo: os clientes. Porém, é preciso antes de tudo, saber como funcionam e como usar essas redes de forma correta para evitar desperdício de tempo, de investimento e de correr o risco de gerar uma imagem negativa com suas ações.

sábado, 29 de julho de 2017

Tema Inclusão Digital

O AVA E SUAS INTERFACES DE ENSINO E APRENDIZAGEM




    Os ambientes virtuais de aprendizagem contam com várias ferramentas tecnológicas que permitem a organização de um curso, desde sua concepção. Possibilitando além do gerenciamento das informações concebidas por ele, promover as interações necessárias entre os agentes que promoverão o ensino e aprendizagem.  Segundo Almeida (2003, p. 331) os ambientes virtuais de aprendizagem são sistemas computacionais disponíveis na internet, destinados ao suporte de atividades mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação. Permitem integrar múltiplas mídias, linguagens e recursos, apresentar informações de maneira organizada, desenvolver interações entre pessoas e objetos de conhecimento, elaborar e socializar produções tendo em vista atingir determinados objetivos.
    Estes ambientes são utilizados para viabilizar a construção do conhecimento em cursos de educação à distancia, contudo é importante atentar para a aplicabilidade de suas ferramentas, considerando a essência da proposta educacional que forma o aluno para a vida, uma formação integral. Nas palavras de Moran Costas (2013, p.21) “Na educação, o foco, além de ensinar, é ajudar a integrar ensino e vida, conhecimento e ética, reflexão e ação, a ter uma visão da totalidade”.
    Contudo, Moran Costas (2013, p.22) adverte que para ensinar é preciso que o aluno esteja disposto e apto a aprender: “Ensinar depende também do aluno querer aprender e estar apto a aprender em determinado nível (depende da maturidade, da motivação e da competência adquiridas)”.
    A construção do conhecimento do aluno se dá na interação com a informação, o conteúdo a ser estudado, e na interação com seus pares, professores e colegas de turma. Prado apud Piaget (s.d.) afirma que é necessário haver várias situações de aprendizagem, nas informações trabalhadas com os alunos, que o levam a um processo contínuo de (re) construção do conhecimento. Moran Costas (2013, p.29) completa dizendo que “Aprendemos mais quando estabelecemos pontes entre a reflexão e a ação, entre a experiência e a conceituação, entre a teoria e a prática”.
    As ferramentas de interação dos ambientes virtuais de aprendizagem são muito importantes neste processo da construção do conhecimento, mas para que sejam realmente eficazes no processo de ensino e aprendizagem, os professores devem utilizá-las de forma pedagogicamente adequada e contextualizada aos propósitos de formação do curso. Prado (s.d., p.3) explica que o uso que se faz destas ferramentas depende do objetivo do professor e das características dos participantes (necessidades e/ou interesses). Embora estas ferramentas sejam de extrema importância, cabe ao professor dar vida, ou seja, dinamizar o seu uso com os alunos.
    De acordo com o pensamento de Moran Costas (2013) a educação precisa ser mais contextualizada, próxima à vivência dos alunos, trazendo um autoconhecimento da sua vida e do seu ‘mundo’. Deve promover dinâmicas mais participativas que levam os alunos a aprender a colaborar por meio de trabalhos em grupo e também a se comunicar por meio de projetos teatrais, mídias áudio visuais entre outras. O autor salienta que a tecnologia é apenas um meio para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem. Contudo, o professor competente e comprometido pode viabilizar o sucesso deste processo, promovendo uma comunicação autêntica e estabelecendo relações de confiança com seus alunos.
    Para Andrade e Santos (2010), a interação nos ambientes virtuais será intensificada, somente se, os professores e alunos utilizarem as ferramentas interativas síncronas e assíncronas de forma significativa no processo de ensino aprendizagem e em sua inter-relação para o desenvolvimento acadêmico. E, estas ferramentas devem ser utilizadas de forma intencional pelos participantes do curso, sempre visando a melhor forma de atingir o objetivo de aprendizagem.
    De acordo com Freire (2006) neste processo de ensino e aprendizagem com mediação das TICs, é necessário considerar que o conhecimento deve ser construído entre professores e alunos. Para que isso ocorra, o professor deve estimular o envolvimento do aluno no seu aprendizado, promovendo sua curiosidade sobre o que ele irá aprender.
     A exemplo disso, podemos indicar os processos e atividades que permitem a (co)autoria e mesmo autoria do aluno, que os leva a refletir e (re)elaborar algo que lhe seja significativo, possibilitando a interpretação de sua realidade (PRADO, s.d.).
     A realização de atividade contextualizada é mais interessante para o aluno, envolvendo-o ainda mais no processo de ensino e aprendizagem, desta forma: 
    É imprescindível que os conteúdos sejam adequados a realidade prática de cada curso, que as interações professor-aluno e aluno-colegas se efetuem em todo o decorrer do curso e que as diferentes ferramentas disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem sejam utilizadas de maneira a atingir os objetivos de cada atividade (CARVALHO E ALVES, 2007, p.171).
   Neste sentido, verificamos a importância do comprometimento do professor com a escolha das atividades, dos materiais e das ferramentas a serem utilizadas em seu curso, adequados ao perfil de seu público discente.
     De acordo com Lopes e Xavier (2007) é importante também que o professor tenha uma postura ativa e dialógica nos ambientes virtuais, fazendo-se presente e sempre disposto a apoiar o aluno neste processo.
  A possibilidade de compartilhamento de informações, “experiências, reflexões e sentimentos” (PRADO, s.d., p.6) entre os participantes de um curso favorecem a realização de trabalhos colaborativos que promovem o crescimento pessoal e coletivo. Nesta troca os participantes poderão se beneficiar com novas formas de perceber um mesmo objeto de estudo.
    De acordo com Lopes e Xavier (2007, p.10):
  É necessário também que os alunos compreendam que vale a pena participar do processo de aprender juntos, criando um clima de apoio, de incentivo e afeto, de maneira tal que a inter-relação professor-NTICs-aluno seja percebida como favorável neste processo de ensino-aprendizagem.
  Nos ambientes virtuais existem várias ferramentas que propiciam a inter-relação entre alunos e professores, podendo ser utilizadas de várias formas, isoladas ou conjugadas. Existem também outras ferramentas e recursos disponíveis na Web que podem ser utilizados de forma complementar.
 Em seu artigo Kay e Andrade (2012) relatam que o ambiente virtual de aprendizagem Moodle possui diversas ferramentas para o desenvolvimento de atividades nos cursos e, além destas, este ambiente dispõe de diversos aplicativos que permitem instalar e utilizar novas ferramentas, inclusive da Web 2.0.
  Percebemos que além das ferramentas padrão existentes no Moodle, podemos contar com ferramentas externas a este ambiente, para potencializar as propostas pedagógicas de ensino-aprendizagem. Kay e Andrade (2012) afirmam que é importante utilizar no ensino as ferramentas Web 2.0 mais usadas e interessantes para os alunos, como as redes sociais. Estas ferramentas podem ser utilizadas em conjunto com o Moodle para torná-lo mais atraente, pois este ambiente normalmente é acessado somente para estudo.
   De acordo com Moran Costas (2013) esta combinação de ambientes mais formais com os informais, nos permite ser mais flexíveis para atender ao nosso público (alunos).
    A partir da análise feita sobre a construção de conhecimento em um ambiente virtual de aprendizagem, considerando a utilização adequada de suas ferramentas, bem como o comportamento intencional dos acadêmicos que a utilizam, buscaremos apresentar as principais ferramentas de interação identificadas no AVA Moodle que auxiliam no processo de interação (inter-relação) professores e alunos e suas potencialidades para utilização em propostas pedagógicas distintas.
   No ambiente Moodle contamos com ferramentas que proporcionam o desenvolvimento de conteúdo e atividades, sendo designados como “Recursos” e “Atividades”.  Neste estudo, analisamos as ferramentas “Atividades”, mais propriamente aquelas ferramentas que promovem a interação entre professores e alunos na construção do conhecimento, indicando suas potencialidades pedagógicas inerentes e algumas outras desenvolvidas por usuários destas ferramentas.


quarta-feira, 26 de julho de 2017

Comunicação em ambientes virtuais

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A comunicação digital e virtual no contexto interno das organizações


        A internet tem modificado amplamente as relações humanas. As pessoas se comunicam em âmbito global por meio de diversas opções de sistemas digitais e virtuais.           As relações estão se tornando cada vez mais virtuais, seja no trabalho, nos ambientes educacionais e na família. No campo da comunicação organizacional, o advento da internet tem transformado as relações das organizações com seus públicos, inclusive no contexto comunicacional entre organizações e seus colaboradores, a chamada comunicação interna. Neste âmbito, está muito presente a comunicação mediada por ferramentas digitais, entre pessoas em um mesmo espaço geográfico ou em unidades distantes.

        

      A internet e as ferramentas de comunicação digitais são um caminho sem volta e certamente contribuem muito para a evolução global. Por isso, no campo de estudo da comunicação organizacional, há diversas pesquisas sendo realizadas para entender como a Internet e ferramentas digitais podem ser trabalhadas de forma a contribuir estrategicamente para as organizações. Mas considerando seu contexto interno ainda é necessária maior investigação sobre o tema. Neste sentido, o profissional de comunicação, especialmente os relações públicas, precisa se dedicar para entender e considerar as ferramentas digitais e virtuais para trabalhar a comunicação integrada das empresas.




      A gestão da comunicação interna precisa considerar os canais digitais e virtuais utilizados pelos colaboradores e assumir seu papel fundamental de propiciar momentos oficiais de interação interpessoal entre a força de trabalho. Restrições em excesso para acesso à Internet ou resistência para a utilização dos canais de comunicação digitais destoam da dinâmica comunicacional atual. Porém, é fundamental considerar as ferramentas de comunicação digitais e virtuais no planejamento integrado de comunicação da organização, considerando o posicionamento de marca, as políticas internas, o sistema de gestão e o perfil do público. Os fluxos de comunicação formais precisam considerar tanto as ferramentas digitais e virtuais, os canais de comunicação tradicionais (jornal, mural, documentos de processos), quanto as formas de interação pessoal entre a força de trabalho como eventos de integração, campanhas que mobilizem equipes, ambientes que possibilitem o diálogo, sistemática de comunicação administrativa que considere reuniões presenciais, cursos, entre outras ações.




        As ferramentas digitais e virtuais possuem características específicas em termos de formato, linguagem e interatividade, que precisam ser sempre considerados pela organização ao definir o conteúdo e temas de relacionamento nestes canais. Utilizar ferramentas de comunicação digitais e virtuais, veiculando conteúdos que impossibilitem a interatividade acaba subutilizando todo o potencial e finalidade dessa nova tendência comunicação.




        Atualmente os funcionários e gestores se comunicam cada vez mais de forma virtualizada. Ferramentas que trazem praticidade, como correio eletrônico, sistemas de conversas instantâneas, intranet, fóruns internos, sistemas mobile, entre outras, acabam substituindo muitas vezes cada vez a comunicação face a face. Ao mesmo tempo é comum pessoas de uma mesma equipe, que trabalham em uma mesma sala, interagirem muito mais por e-mail do que pessoalmente. As relações humanas dentro das organizações tendem a se tornar mais frias e distantes, o que pode dificultar o relacionamento interpessoal entre colaboradores, entre líderes e liderados e até a sensibilização de equipe. Por outro lado, essas ferramentas facilitam muito o diálogo entre unidades de uma mesma organização que estão geograficamente distantes.




        Sistemas de trabalho digitais e cada vez mais virtualizados podem facilitar ou dificultar a interação e o relacionamento interno em uma organização, de acordo com a abordagem e o posicionamento da empresa em relação à sua comunicação interna e administrativa. As ferramentas digitais e virtuais facilitam para a agilidade do fluxo comunicacional, bem como podem aproximar distâncias de unidades empresariais distintas. Porém, assim como outros canais de comunicação, ao mesmo tempo em que possuem interatividade, são também uma comunicação mediada, onde a rastreabilidade (por parte da empresa) e a interpretação pessoal (de quem lê) influenciam nos assuntos e na forma que estes serão abordados. A comunicação interna e administrativa abrange os fluxos formais e informais, sendo que a qualidade dos fluxos informais, que mesmo com muitos canais de comunicação sempre vai ocorrer, está diretamente relacionada à clareza e transparência de comunicação dos fluxos formais da organização.



        Toda organização é formada e mantida por pessoas, que precisam se sentir integradas. Para facilitar essa integração, as empresas tem utilizado facilidades advindas das novas tecnologias da informação, por meio das mídias digitais e virtuais e ferramentas de comunicação digitais para agilizar a comunicação. Isso demonstra que é uma preocupação de mercado possibilitar a troca de informações entre os colaboradores e entre a empresa e os colaboradores. Ao mesmo tempo, a essência da comunicação face a face é estratégica para a gestão de pessoas e possibilita as pessoas se sentirem parte da organização. Por isso, é preciso estudar sobre como essas ferramentas virtuais e digitais podem ser trabalhadas na comunicação interna e como influenciam nas relações interpessoais nas organizações. É preciso analisar como essa nova realidade pode arrolar no engajamento e motivação dos funcionários de uma organização, já que o engajamento da força de trabalho é fundamental para o sucesso das organizações.