Como Usar o Twitter Como Ferramenta de Divulgação
Aprenda como usar o Twitter como ferramenta de divulgação para a sua empresa. A rede social do momento é o Twitter. O microblog apresenta uma interface simples que permite ao usuário escrever mensagens com até 140 letras e assim postar seus pensamentos para quantas pessoas do mundo puderem ler.
O que ele tem de bom? Uma forma rápida e direta de informar notícias e eventos a seus amigos, parentes e pessoas desconhecidas e até organizar protestos em massa, como aconteceu em 2010 na Europa. É uma ferramenta de livre expressão, liberta até este momento de spams e por isso, de forte alcance direto ao consumidor, sendo amplamente usada por empresas e marcas do mundo todo como uma ferramenta de comunicação das mais poderosas.
Felizmente o Twitter ainda é uma fonte inesgotável de informação e ainda pode ser muito mais explorado do que o é hoje e uma empresa não perde nada entrando em seu uso. Gratuito, é muito simples criar um perfil no Twitter: basta apenas ter email e fazer uma senha, processo este realizado em menos de um minuto. É possível ainda personalizar as cores e a imagem de fundo do seu perfil com a sua logomarca, criando uma identidade bem pessoal do perfil da empresa na rede social. Mas será que dá mesmo para usar esta ferramenta tão comum e simples para divulgação?
A resposta é sim. O Twitter pode ser usado como ferramenta de divulgação. Alguns dos recursos bem úteis são a possibilidade de enviar links de páginas da Internet e nada melhor para divulgar uma nova promoção ou lançamento de produto que postando um link para o texto nesta rede social.Esta estratégia é bem usada pela marca de maquiagem Avon, que a cada novo produto posta um texto em seu site e um link em seu perfil do Twitter para seus seguidores terem acesso. O alcance disso? Caso alguém goste do texto, fica quase impossível seguir a replicação da mensagem pela rede. Com a ferramenta de Retweet, basta o usuário clicar abaixo da sua frase para compartilhar com seus seguidores e a mesma mensagem postada por você, irá para mais leitores e assim por diante com mais usuários, até chegar ao mundo todo em menos de 20 minutos.
Como fazer as pessoas lerem o que você diz no Twitter
É fato: não adianta simplesmente criar o perfil e sair postando suas frases de 140 caracteres se ninguém ver. O ideal é se fazer ler e também ler coisas boas na rede social e por isso, as empresas não devem postar qualquer coisa. Os perfis mais acessados do Twitter hoje em dia são os de celebridades e os de marcas com boas informações e promoções.
Poste ao menos umas cinco vezes ao dia frases com dicas sobre os seus produtos, mas conheça o seu público para saber quais os melhores horários para postar. Estimule ser lido de outras formas e uma boa maneira de conseguir isso é criando promoções eventuais para seguidores nesta rede social. Sorteie produtos, passagens ou mesmo serviços em pequenos concursos culturais temáticos e faça com que as pessoas digam a outras o quanto seu perfil é legal e assim conseguir ser lido não apenas pelos brindes, mas também por bons textos.
Hoje em dia um novo profissional de comunicação foi criado para atuar com Twitter e também Facebook, Orkut e outras redes sociais: o gerenciador de redes sociais. Geralmente são jornalistas ou profissionais de marketing com entendimento do funcionamento de tais redes e estes serão de grande ajuda para quem deseja aprender a atuar no Twitter. A ajuda de tais profissionais pode ser importante para a criação de frases de efeito para divulgação e campanhas do seu negócio, mas nada o impede de tentar sozinho.
Ouvir também é uma ferramenta de divulgação
Sabe quais as empresas mais elogiadas no Twitter? As que respondem os recados dos clientes e tentam solucionar problemas. A rede social também é uma espécie de Fale Conosco e deve ser encarada também como um veículo para ouvir reclamações, elogios e sugestões.
Mesmo que não sejam ligadas diretamente ao seu perfil, sempre busque ler o que e quando está sendo dito sobre a sua marca e sua divulgação poderá crescer bastante e até sem esforço. Empresas que respondem o recado de clientes com problemas por esta rede social tendem a ser muito mais elogiadas e apresentar crescimento em número de clientes. Não se esqueça: os 140 caracteres do Twitter podem ser bem mais positivos do que você pensa.
Neste vídeo do canal InternetBásica ensina como criar um Twitter. Veja:
O video abaixo é sobre o tema : Twitter para empresas como uma ferramenta de trabalho. Uma reportagem da ITVBrasil com o palestrante Denilson Rapelli, especialista em desenvolvimento e tecnologia para as empresas.