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quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Usando o Google para as empresas

Porque usar o Google Sites na sua empresa

    O Google Sites é uma das ferramentas oferecidas juntos com o G Suite, que permite criação e manutenção de sites. Em 2016 o Google Sites sofreu uma grande mudança e modernização da sua interface para o usuário. Apesar das evoluções e das possibilidades que a ferramenta oferece, ela ainda é pouco usada. Nesse post iremos mostrar alguns motivos para usar o Google Sites na sua empresa.

   


Facilidade de criação

    Com uma interface simples, criar um site no Google Sites é fácil e não requer conhecimentos técnicos como programação ou design. Todos os usuários do G Suite tem permissão para criar um site corporativo, basta acessar pelo menu de ferramentas ou pelo link sites.google.com.





Integração com o Google Drive


   Um dos recursos mais interessantes é poder exibir informações do Google Drive como planilhas, apresentações, documentos e formulários diretamente no site criado. Você pode, por exemplo, organizar uma pasta com logos e materiais da área de marketing e disponibilizar em um site criado na ferramenta. Todos os dados compartilhados via Google Sites mantém as restrições de acesso originais de cada documento, por isso, não precisa se preocupar de alguém de fora da empresa acessar material restrito.




Redução de custos

   Por ser integrado com o G Suite, os sites criados com o Google Sites não tem custos de manutenção, diferentemente de outros sites que precisam de um servidor de hospedagem. Criando sites na ferramenta você poderá substituir outros serviços ou mesmo criar novas soluções para a empresa melhorando a comunicação sem aumentar os custos. 




Amigável para Smartphone e tablets

   Além de ser fácil criar, o layout dele é automaticamente ajustada para abrir em smartphones e tablets. Não precisa se preocupar com vários sites, um para cada plataforma. Criando seu site pelo Google Sites, você terá uma excelente experiência de navegação em qualquer dispositivo.




Colaboração

   Um dos pontos de destaque do G Suite é a colaboração e com o Google Sites não poderia ser diferente. Você pode dar acesso para que outros colaboradores da sua empresa ajudem a montar e manter o site. 




Versatilidade


   Você pode usar a ferramenta para inúmeras possibilidades como criação de intranet, realização de pesquisas e divulgação de resultados, apresentação institucional, apresentação de relatórios de áreas da empresa com índices de desempenho e muito mais. O Google Sites pode ser usado por áreas como RH, marketing e financeiro. 

COMO FUNCIONA O GOOGLE MEU NEGÓCIO?


   Já ouviu falar sobre Google meu Negócio? Certamente sim, porém se você nunca ouviu falar e muito menos sabe do que se trata, muito provavelmente, você está perto de descobrir, algo me diz que se o seu objetivo ao chegar aqui não foi diretamente descobrir o que é o Google meu Negócio, talvez o que você procura esteja ligado diretamente ao assunto.

   Pensando no que abordar logo me veio em mente algo relativamente novo, mas totalmente focado para quem tem seu negócio, seja virtual ou físico e que pretendeganhar relevância e atrair cada vez mais clientes usando uma ferramenta simples, é claro, estou falando do Google meu Negócio.

   Vou explicar a vocês os porquês e a importância da utilização desse serviço, além de suas principais vantagens e como iniciar seu uso com cadastramento gratuito na ferramenta.

   Conheça também o Google Adwords Express, ele irá te ajudar a complementar suas aplicações!


O que é o Google Meu Negócio?

   Vamos com calma, começaremos entender o que é e quais são as funcionalidades dessa ferramenta que pode te ajudar dar um upgrade em seus negócios.

   Seu nome original na língua inglesa é Google My Business, trata-se de um conjunto de ferramentas e funcionalidades que o Google compilou de forma gratuita, tendo como objetivo principal facilitar a divulgação de seu negócio online e possibilitar que você consiga aumentar o seu alcance e interação com seu público alvo.


 No canal Escola Empreender tem dicas ótimas de como divulgar o seu negócio na internet:

O S+Digital ensina a cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio:




   Já ouvi muitos questionamentos em relação à importância e as vantagens da utilização do Google Meu Negócio. Para mim elas são inúmeras, pois a cada tipo de negócios, seja on ou offline existe uma estratégia e uma forma diferenciada de uso, dependendo de qual objetivo você deseja alcançar.

   Decidi resumir então, o que pra mim são os quatro pilares fundamentais no uso dessas ferramentas disponibilizadas por meio do Google Meu Negócio.

   Vou tentar te explicar de forma bastante objetiva e simplificada as vantagens desses quatro pilares.


1.Estatísticas: A ferramenta lhe permite acessar todas as informaçõesreferentes a pesquisas, visitas e navegabilidade que sua página oferece, ou seja, você tem uma visão privilegiada de que seu público está buscando e assim pode adaptar o seu negócio para as preferências do seu público, os fidelizando e consequentemente atrair e conquistar novos clientes.

2.Interação: Através da ferramenta você pode receber diretamente em sua página, comentários de quem já utilizou o seu serviço, ou seja, você consegue extrair informações sobre o desempenho qualitativo de seu atendimento, fornecimento de produtos, serviços prestados, dentre outras coisas que te ajudam a gerar um feedback direto do consumidor final. Você ainda pode respondê-los para resolver possíveis problemas, esclarecer dúvidas, ouvir sugestões, e diversas outras questões que tornam sua comunicação e sua presença mais próxima de seus clientes.

3.Presença Digital: Quando iniciar o uso da ferramenta, você automaticamente criará uma página de seu negócio no Google +, isso é um detalhe muito importante, pois será o seu canal de compartilhamento de informações com seus seguidores, quem procurar pelo seu negócio poderá ver todo tipo de informação que seja de seu interesse compartilhar, como por exemplo, fotos de seu estabelecimento comercial (Se for o caso), promoções, eventos, horários especiais de funcionamento ou qualquer tipo de informação que você julgue melhorar o desempenho e a comunicação com seu público alvo.

4.Atualizando seu Negócio: Todos sabem que manter atualizados os seus clientes e interessados é fundamental para conseguir um bom engajamento. No Google Meu Negócio atualizar as informações é de extrema importância para otimizar os resultados das buscas e dos mapas que são gerados através do Google, então não se esqueça de manter sempre atualizado o seu endereço, CEP, telefone e horário de funcionamento, assim você estará presente cada vez mais nos resultados das buscas, melhorando a sua captação de possíveis consumidores.

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Inclusão Digital


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INCLUSÃO DIGITAL

   

     A inclusão digital é o grande desfio em tempos de predominância da cultura digital na sociedade. Tornar acessível as tecnologias de informação e comunicação para todos os seguimentos sociais hoje é imprescindível para o exercício da cidadania onde o motor social se encontra no acesso e na manipulação da informação.



    Um indivíduo que está incluído na sociedade digital é aquele que é capaz de desenvolver a capacidade de tornar prático e melhorar suas condições de vida a partir do maior aproveitamento das potencialidades destas ferramentas de informação e comunicação.

Três requisitos básicos para a inclusão digital:

     Um computador: Atualmente existem várias ações e possiblidades de você adquirir esta ferramenta. Fique atento as organizações e programas governamentais que estão facilitando o acesso à máquina.

     Internet: Um computador sem estar conectado a rede de informações ele não serve pra nada. Fique atento às oportunidades e formas alternativas de colocar internet no seu computador, a opção via rádio é mais em conta e não precisa de telefone.

     Domínio sobre as ferramentas da internet: Existem uma infinidade de recursos para se comunicar, trabalhar e se informar na internet. Ter os instrumentos básicos e não saber o que fazer com eles não dá! Conheças as principais ferramentas da internet e explore os seus potenciais para melhorar sua vida.

     Dentre as infinidades de estratégias inclusivas estão projetos e ações que facilitam o acesso de pessoas de baixa renda às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A inclusão digital volta-se também para o desenvolvimento de tecnologias que ampliem a acessibilidade para usuários com deficiência.
     Este tipo de discussão é tão fundamental como a questão da inclusão social. Não dá para pensar a questão do acesso as ferramentas básicas da informação e comunicação sem refletir sobre em que contexto as pessoas se encontram do ponto de vista social, que na realidade onde se encontram as verdadeiras causas da exclusão: falta de educação, oportunidades e condições dignas de existência.




O que está acontecendo em termos de inclusão digital no Brasil?



     À medida que as estatísticas crescem sobre a quantidade de pessoas que estão tendo acesso a um computador no país, cada dia nasce uma nova iniciativa governamental tentando promover a inclusividade. Contudo eles são insuficientes diante da dimensão sócio-econômica que o Brasil está inserido.
     Quanto mais computadores são colocados nas escolas, mais saltam e ficam evidentes as disparidades regionais em torno do acesso às tecnologias de informação e comunicação. Existe uma desigualdade evidente entre os estados da região sudeste e nordeste, no plano da cultura e inclusão digital que nada mais são que reflexos da desigualdade social e regional que o país continua mantendo.
     No entanto, as políticas de inclusão digital centralizam suas ações ancoradas em dois conceitos: na acessibilidade de todos às Tecnologias de Informação e em ações educativas que promovam o desenvolvimento de competências no uso das tecnologias na sociedade de informação, sem contudo questionar as condições básicas de existência.
     

domingo, 6 de agosto de 2017

O tema se refere as Redes Sociais

Definição de Rede Social/  Conceito e Significado de Rede Social

    A rede é um termo que se refere à estrutura com um modelo característico. Esta definição permite que o conceito a ser aplicado em vários campos, tais como ciência da computação (onde uma rede é interligada de um conjunto de computadores essa informações de troca).
    O adjetivo social, entretanto, disse que o que pertence ou o que está relacionado com a empresa ( o conjunto de indivíduos que interagem para formar uma comunidade). O conceito de rede social, portanto, está ligado à estrutura, onde um grupo de pessoas manter uma ligação qualquer. Estas relações podem ser amigáveis,  sexual, comercial ou de outro tipo. Exemplos: " a rede social da população tem funcionado muito bem para canalisar a solidariedade com as vítimas de inundação ", " a família é a base de qualquer rede social. O conceito, no entanto, foi atualizado nos últimos anos para apontar para um tipo de site que incentiva a criação de comunidades virtuais. Esses sites são serviços que permitem desenvolver redes baseadas nos interesses dos usuários,  compartilhar fotos, videos e informações em geral.
    A rede social mais popular hoje é o Facebook, que tem mais de 600 milhões de usuários trocando mensagens e arquivos de computador. Mas há outras redes sociais com Myspace e Hi5.
    Você pode encontrar redes sociais na web especializada em determinados setores ou capturar um grupo especifico de usuários.  LinkeIn, por exemplo , reúne profissionais e visa promover o comércio e a mobilidade do trabalho.

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Como divulgar sua empresa no Twitter

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Como Usar o Twitter Como Ferramenta de Divulgação



    Aprenda como usar o Twitter como ferramenta de divulgação para a sua empresa. A rede social do momento é o Twitter. O microblog apresenta uma interface simples que permite ao usuário escrever mensagens com até 140 letras e assim postar seus pensamentos para quantas pessoas do mundo puderem ler.
    O que ele tem de bom? Uma forma rápida e direta de informar notícias e eventos a seus amigos, parentes e pessoas desconhecidas e até organizar protestos em massa, como aconteceu em 2010 na Europa. É uma ferramenta de livre expressão, liberta até este momento de spams e por isso, de forte alcance direto ao consumidor, sendo amplamente usada por empresas e marcas do mundo todo como uma ferramenta de comunicação das mais poderosas.



    Felizmente o Twitter ainda é uma fonte inesgotável de informação e ainda pode ser muito mais explorado do que o é hoje e uma empresa não perde nada entrando em seu uso. Gratuito, é muito simples criar um perfil no Twitter: basta apenas ter email e fazer uma senha, processo este realizado em menos de um minuto. É possível ainda personalizar as cores e a imagem de fundo do seu perfil com a sua logomarca, criando uma identidade bem pessoal do perfil da empresa na rede social. Mas será que dá mesmo para usar esta ferramenta tão comum e simples para divulgação?


    A resposta é sim. O Twitter pode ser usado como ferramenta de divulgação. Alguns dos recursos bem úteis são a possibilidade de enviar links de páginas da Internet e nada melhor para divulgar uma nova promoção ou lançamento de produto que postando um link para o texto nesta rede social.Esta estratégia é bem usada pela marca de maquiagem Avon, que a cada novo produto posta um texto em seu site e um link em seu perfil do Twitter para seus seguidores terem acesso. O alcance disso? Caso alguém goste do texto, fica quase impossível seguir a replicação da mensagem pela rede. Com a ferramenta de Retweet, basta o usuário clicar abaixo da sua frase para compartilhar com seus seguidores e a mesma mensagem postada por você, irá para mais leitores e assim por diante com mais usuários, até chegar ao mundo todo em menos de 20 minutos.



Como fazer as pessoas lerem o que você diz no Twitter

    É fato: não adianta simplesmente criar o perfil e sair postando suas frases de 140 caracteres se ninguém ver. O ideal é se fazer ler e também ler coisas boas na rede social e por isso, as empresas não devem postar qualquer coisa. Os perfis mais acessados do Twitter hoje em dia são os de celebridades e os de marcas com boas informações e promoções.

     Poste ao menos umas cinco vezes ao dia frases com dicas sobre os seus produtos, mas conheça o seu público para saber quais os melhores horários para postar. Estimule ser lido de outras formas e uma boa maneira de conseguir isso é criando promoções eventuais para seguidores nesta rede social. Sorteie produtos, passagens ou mesmo serviços em pequenos concursos culturais temáticos e faça com que as pessoas digam a outras o quanto seu perfil é legal e assim conseguir ser lido não apenas pelos brindes, mas também por bons textos.

    Hoje em dia um novo profissional de comunicação foi criado para atuar com Twitter e também Facebook, Orkut e outras redes sociais: o gerenciador de redes sociais. Geralmente são jornalistas ou profissionais de marketing com entendimento do funcionamento de tais redes e estes serão de grande ajuda para quem deseja aprender a atuar no Twitter. A ajuda de tais profissionais pode ser importante para a criação de frases de efeito para divulgação e campanhas do seu negócio, mas nada o impede de tentar sozinho.

Ouvir também é uma ferramenta de divulgação

     Sabe quais as empresas mais elogiadas no Twitter? As que respondem os recados dos clientes e tentam solucionar problemas. A rede social também é uma espécie de Fale Conosco e deve ser encarada também como um veículo para ouvir reclamações, elogios e sugestões.
    Mesmo que não sejam ligadas diretamente ao seu perfil, sempre busque ler o que e quando está sendo dito sobre a sua marca e sua divulgação poderá crescer bastante e até sem esforço. Empresas que respondem o recado de clientes com problemas por esta rede social tendem a ser muito mais elogiadas e apresentar crescimento em número de clientes. Não se esqueça: os 140 caracteres do Twitter podem ser bem mais positivos do que você pensa.

   Neste vídeo do canal InternetBásica ensina como criar um Twitter. Veja:





   O video abaixo é sobre o tema : Twitter para empresas como uma ferramenta de trabalho. Uma reportagem da ITVBrasil com o palestrante Denilson Rapelli, especialista em desenvolvimento e tecnologia para as empresas.





quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Como atrair clientes com o Facebook

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Como Usar o Facebook Para Atrair Clientes

    As mídias sociais, além de proporcionarem muita diversão e terem se tornado um ótimo entretenimento, são também uma excelente fonte de divulgação para diversos tipos de negócios e empreendimentos. O Facebook, que está em alta neste momento, pode ser usado para atrair clientes.

    Os eventos divulgados via Facebook têm muita repercussão, pois rapidamente a notícia se espalha e só precisa de um clique para isso no link Compartilhar.


    Para conseguir uma boa divulgação do seu produto ou serviço no Facebook é possível montar no Facebook uma fan page, e nesta se faz o descritivo completo do que é oferecido. Dá para colocar fotos, vídeos e todas as informações pertinentes a um determinado negócio.

    No caso de um perfil normal, também é possível fazer uma excelente divulgação. Você pode colocar uma foto bem chamativa na capa, que represente bem a sua empresa ou empreendimento dividir os álbuns por setores, serviços ou produtos.


   


Crie uma rotina de publicação no Facebook

   Uma boa maneira de ganhar clientes é divulgando as propagandas do seu produto ou serviço. Cada promoção deve ser muito elaborada. O ideal é criar uma rotina de divulgação. Uma vez por semana é o prazo ideal para se colocar uma propaganda da empresa no Facebook para não ficar maçante ou repetitivo.

   Se quiser conseguir uma boa repercussão devem ser marcados os nomes dos amigos do perfil na foto, assim a propaganda da sua empresa irá aparecer como destaque no mural de cada um dos selecionados. Apenas tome o cuidado para não marcar pessoas que não queiram receber propagandas.

   Alguns sorteios pelo Facebook também podem ajudar a colocar uma empresa ou evento em evidência. Esta estratégia pode custar bem pouco e ser muito eficiente.

   Além do Facebook, podem ser usadas propagandas em outras páginas como o Youtube, que permite a colocação de vídeos institucionais. Coloca-se um pequeno descritivo do seu produto ou serviço e também podem ser colocados os números de telefone da sua empresa, website, caso tenha, e endereço da fan page ou perfil do Facebook.

   Outra divulgação que pode ser feita através da internet são os newsletters com informações institucionais e propagandas de promoções semanais, que podem ser enviadas por e-mail.

   Nos newsletters, podem ser colocados os endereços das páginas no Facebook, redes sociais, Youtube e outros links que forem interessantes. Elas também podem ser periódicas e, ao final de cada propaganda, deve ser colocada uma opção para quem não quiser mais receber tais e-mails.

   Essas são apenas algumas dicas para quem quer fazer propagandas pelo Facebook para atrair clientes.



Aprenda a criar uma página para empresas no Facebook

     Encontrei esse video no Youtube chamado Oficina Da Net que ensina passo a passo a criar uma página para empresas no Facebook. Achei interessante e útil para quem deseja publicar a sua empresa nas redes sociais.





Como criar uma conta no Facebook

     Esse video ensina passo a passo criar uma conta no Facebook que foi pesquisado no canal GoodGame no Youtube. É prático e simples de aprender!





Como divulgar a sua empresa com as redes sociais

Como Usar as Redes Sociais Para Divulgar a Sua Empresa

    Um empresário hoje em dia não pode ignorar as redes sociais em seu empreendimento. As redes sociais são plataformas de comunicação interativa que permitem ter contatos e mandar mensagens e fotos completamente de graça. Assim, são uma das formas mais fáceis e práticas de entrar em contato com o seu público-alvo: os clientes. Porém, é preciso antes de tudo, saber como funcionam e como usar essas redes de forma correta para evitar desperdício de tempo, de investimento e de correr o risco de gerar uma imagem negativa com suas ações.

Redes sociais na comunicação empresarial

    Já é fato que não se pode ignorar as redes sociais na comunicação empresarial e os motivos são diversos: o custo é zero para mantê-las e a resposta é bem mais rápida do que se fosse usado serviço telefônico de atendimento. O custo em reais de divulgação de um serviço em televisão, jornal e revista é bem elevado, dependendo do alcance da mídia e jamais irá ter a mesma repercussão que na Internet, que já provou o seu alcance no mundo como veículo de comunicação em massa.

    Para grandes empreendimentos, é recomendado que seja criado um setor exclusivo para gerenciamento de redes sociais. Os indicados para cuidar desta área são profissionais das áreas de comunicação como jornalistas, publicitários e relações públicas, que sabem usar as palavras a seu favor. Hoje em dia é bem comum que empresários busquem a contratação de um gerente de rede social, profissional especializado em utilizar tais mídias de forma positiva e angariar mais clientes para o negócio.

    Outra vantagem de se usar as mídias sociais é que elas permitem uma resposta mais rápida, além da interação entre cliente e empresa. Assim, fica fácil saber o que os seus clientes pensam de seus produtos. É certo que um fato que ganha repercussão vai direto para o Facebook e o Twitter e recebe comentários de outros usuários que querem expressar seu conhecimento sobre o tema ou mesmo comentar o seu atendimento por determinada empresa. Logo, ignorar a mídia social não é uma opção para o dono de um negócio, seja ele de qual segmento for.


Como usar redes sociais na divulgação de uma empresa

    A primeira coisa a se saber é que não adianta entrar em todas as redes sociais, colocar as informações e logos da empresa e deixar por isso mesmo. Crie perfis apenas em redes sociais que você possa manter o serviço atualizado e que possa fazer a manutenção diária. Você pode criar perfis nas redes mais visitadas e com maiores números de usuários, entre elas, Facebook, Orkut e Twitter. Todas oferecem serviço gratuito para cadastramento e uso.

    Ao criar o perfil da sua empresa, seja claro nas informações e coloque o nome da empresa, endereço, telefone para contato e email. Porém, saiba que este será um canal de acesso para clientes ou novos clientes entrarem em contato, seja para elogios, reclamações, orçamentos ou mesmo para tentar comprar novos produtos. Por isso, fique atento e disponível.

    O segundo passo após ter criado o perfis é saber que será preciso manter uma regularidade de acessos pelos motivos citados no parágrafo anterior. Com a mesma frequência que você acessa seus emails, procure sempre dar uma verificada em seus perfis de redes sociais diariamente. Uma regra que geralmente funciona é estipular horário fixo para verificar os perfis, tanto para responder recados, como para promover produtos, lançar comentários ou mesmo dá uma lida no que está sendo comentado tanto sobre você como sobre seus concorrentes.

    O importante em ter um perfil de rede social para uma empresa é poder aproveitar as informações nelas contidas para pensar o seu negócio e conhecer as ações dos concorrentes. Em alguns empreendimentos o gerenciamento das redes virtuais pode demorar mais de uma hora por dia, em pequenas empresas não vai te custar meia hora. Sempre procure fazer buscas com o nome da sua empresa e de seus concorrentes mais fortes, ao menos uma vez ao dia. Caso não possa fazer este serviço, contrate uma pessoa que o possa fazer e cobre relatórios escritos para poder analisar resultados e criar estratégias de como investir em serviços, melhorá-los e partir para novos segmentos.


Como divulgar serviços e produtos em redes sociais

    A grande vantagem das redes sociais para empresários é que são veículos de comunicação de longo alcance que não cobram pelo serviço. Você pode usar seu perfil para divulgar novidades, lançamentos e até vagas de empregos que serão sempre bem recebidos. Sempre que lançar um novo produto ou começar a prestar um novo serviço, poste ao menos uma vez ao dia um pequeno texto no caso do Twitter, que já está com a opção de divulgar uma imagem.

    Orkut e Facebook possuem espaço para postagem de texto com foto, onde o empresário pode usar o recurso a seu favor divulgando serviços para amigos e clientes com anúncio via imagem digital. Apenas seja cuidadoso: uma mídia negativa também irá correr tão rápido quanto uma positiva, por isso é importante divulgar material de qualidade. Os textos devem ser lidos antes de serem postados para evitar erros de português e nada de fotos amadoras. Diversas empresas contratam designers gráficos para criar anúncios exclusivos para web, que saem mais baratos porque não serão impressos.

    O mais importante é não menosprezar uma rede social como veiculo de comunicação.         Crie material de qualidade e se possível especifico para o setor. Também é importantíssimo não ignorar as redes como canal de comunicação, tal qual telefones e emails e por isso deve-se responder ao maior número de mensagens possíveis, caso sejam direcionadas ao empreendimento. Críticas, sejam elas positivas ou negativas, podem não ser respondidas por texto, mas faça nota e tente verificar se procedem ou não. A ignorância quanto às informações contidas em redes de relacionamentos são os motivos pelos quais algumas empresas são mal faladas em sites de relacionamento e são tidas como pessoas não gratas no meio virtual, chegando ao nível de serem completamente ignoradas.

    Por isso, pense sobre o assunto e use as redes sociais na divulgação da sua empresa!