meubrasilbrasileiroeestrangeiro.blogspot.com

Tradutor

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Usando o Google para as empresas

Porque usar o Google Sites na sua empresa

    O Google Sites é uma das ferramentas oferecidas juntos com o G Suite, que permite criação e manutenção de sites. Em 2016 o Google Sites sofreu uma grande mudança e modernização da sua interface para o usuário. Apesar das evoluções e das possibilidades que a ferramenta oferece, ela ainda é pouco usada. Nesse post iremos mostrar alguns motivos para usar o Google Sites na sua empresa.

   


Facilidade de criação

    Com uma interface simples, criar um site no Google Sites é fácil e não requer conhecimentos técnicos como programação ou design. Todos os usuários do G Suite tem permissão para criar um site corporativo, basta acessar pelo menu de ferramentas ou pelo link sites.google.com.





Integração com o Google Drive


   Um dos recursos mais interessantes é poder exibir informações do Google Drive como planilhas, apresentações, documentos e formulários diretamente no site criado. Você pode, por exemplo, organizar uma pasta com logos e materiais da área de marketing e disponibilizar em um site criado na ferramenta. Todos os dados compartilhados via Google Sites mantém as restrições de acesso originais de cada documento, por isso, não precisa se preocupar de alguém de fora da empresa acessar material restrito.




Redução de custos

   Por ser integrado com o G Suite, os sites criados com o Google Sites não tem custos de manutenção, diferentemente de outros sites que precisam de um servidor de hospedagem. Criando sites na ferramenta você poderá substituir outros serviços ou mesmo criar novas soluções para a empresa melhorando a comunicação sem aumentar os custos. 




Amigável para Smartphone e tablets

   Além de ser fácil criar, o layout dele é automaticamente ajustada para abrir em smartphones e tablets. Não precisa se preocupar com vários sites, um para cada plataforma. Criando seu site pelo Google Sites, você terá uma excelente experiência de navegação em qualquer dispositivo.




Colaboração

   Um dos pontos de destaque do G Suite é a colaboração e com o Google Sites não poderia ser diferente. Você pode dar acesso para que outros colaboradores da sua empresa ajudem a montar e manter o site. 




Versatilidade


   Você pode usar a ferramenta para inúmeras possibilidades como criação de intranet, realização de pesquisas e divulgação de resultados, apresentação institucional, apresentação de relatórios de áreas da empresa com índices de desempenho e muito mais. O Google Sites pode ser usado por áreas como RH, marketing e financeiro. 

COMO FUNCIONA O GOOGLE MEU NEGÓCIO?


   Já ouviu falar sobre Google meu Negócio? Certamente sim, porém se você nunca ouviu falar e muito menos sabe do que se trata, muito provavelmente, você está perto de descobrir, algo me diz que se o seu objetivo ao chegar aqui não foi diretamente descobrir o que é o Google meu Negócio, talvez o que você procura esteja ligado diretamente ao assunto.

   Pensando no que abordar logo me veio em mente algo relativamente novo, mas totalmente focado para quem tem seu negócio, seja virtual ou físico e que pretendeganhar relevância e atrair cada vez mais clientes usando uma ferramenta simples, é claro, estou falando do Google meu Negócio.

   Vou explicar a vocês os porquês e a importância da utilização desse serviço, além de suas principais vantagens e como iniciar seu uso com cadastramento gratuito na ferramenta.

   Conheça também o Google Adwords Express, ele irá te ajudar a complementar suas aplicações!


O que é o Google Meu Negócio?

   Vamos com calma, começaremos entender o que é e quais são as funcionalidades dessa ferramenta que pode te ajudar dar um upgrade em seus negócios.

   Seu nome original na língua inglesa é Google My Business, trata-se de um conjunto de ferramentas e funcionalidades que o Google compilou de forma gratuita, tendo como objetivo principal facilitar a divulgação de seu negócio online e possibilitar que você consiga aumentar o seu alcance e interação com seu público alvo.


 No canal Escola Empreender tem dicas ótimas de como divulgar o seu negócio na internet:

O S+Digital ensina a cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio:




   Já ouvi muitos questionamentos em relação à importância e as vantagens da utilização do Google Meu Negócio. Para mim elas são inúmeras, pois a cada tipo de negócios, seja on ou offline existe uma estratégia e uma forma diferenciada de uso, dependendo de qual objetivo você deseja alcançar.

   Decidi resumir então, o que pra mim são os quatro pilares fundamentais no uso dessas ferramentas disponibilizadas por meio do Google Meu Negócio.

   Vou tentar te explicar de forma bastante objetiva e simplificada as vantagens desses quatro pilares.


1.Estatísticas: A ferramenta lhe permite acessar todas as informaçõesreferentes a pesquisas, visitas e navegabilidade que sua página oferece, ou seja, você tem uma visão privilegiada de que seu público está buscando e assim pode adaptar o seu negócio para as preferências do seu público, os fidelizando e consequentemente atrair e conquistar novos clientes.

2.Interação: Através da ferramenta você pode receber diretamente em sua página, comentários de quem já utilizou o seu serviço, ou seja, você consegue extrair informações sobre o desempenho qualitativo de seu atendimento, fornecimento de produtos, serviços prestados, dentre outras coisas que te ajudam a gerar um feedback direto do consumidor final. Você ainda pode respondê-los para resolver possíveis problemas, esclarecer dúvidas, ouvir sugestões, e diversas outras questões que tornam sua comunicação e sua presença mais próxima de seus clientes.

3.Presença Digital: Quando iniciar o uso da ferramenta, você automaticamente criará uma página de seu negócio no Google +, isso é um detalhe muito importante, pois será o seu canal de compartilhamento de informações com seus seguidores, quem procurar pelo seu negócio poderá ver todo tipo de informação que seja de seu interesse compartilhar, como por exemplo, fotos de seu estabelecimento comercial (Se for o caso), promoções, eventos, horários especiais de funcionamento ou qualquer tipo de informação que você julgue melhorar o desempenho e a comunicação com seu público alvo.

4.Atualizando seu Negócio: Todos sabem que manter atualizados os seus clientes e interessados é fundamental para conseguir um bom engajamento. No Google Meu Negócio atualizar as informações é de extrema importância para otimizar os resultados das buscas e dos mapas que são gerados através do Google, então não se esqueça de manter sempre atualizado o seu endereço, CEP, telefone e horário de funcionamento, assim você estará presente cada vez mais nos resultados das buscas, melhorando a sua captação de possíveis consumidores.

Um comentário: