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sábado, 29 de julho de 2017
Tema Inclusão Digital
quarta-feira, 26 de julho de 2017
Comunicação em ambientes virtuais
A comunicação digital e virtual no contexto interno das organizações
A internet e as ferramentas de comunicação digitais são um caminho sem volta e certamente contribuem muito para a evolução global. Por isso, no campo de estudo da comunicação organizacional, há diversas pesquisas sendo realizadas para entender como a Internet e ferramentas digitais podem ser trabalhadas de forma a contribuir estrategicamente para as organizações. Mas considerando seu contexto interno ainda é necessária maior investigação sobre o tema. Neste sentido, o profissional de comunicação, especialmente os relações públicas, precisa se dedicar para entender e considerar as ferramentas digitais e virtuais para trabalhar a comunicação integrada das empresas.
A gestão da comunicação interna precisa considerar os canais digitais e virtuais utilizados pelos colaboradores e assumir seu papel fundamental de propiciar momentos oficiais de interação interpessoal entre a força de trabalho. Restrições em excesso para acesso à Internet ou resistência para a utilização dos canais de comunicação digitais destoam da dinâmica comunicacional atual. Porém, é fundamental considerar as ferramentas de comunicação digitais e virtuais no planejamento integrado de comunicação da organização, considerando o posicionamento de marca, as políticas internas, o sistema de gestão e o perfil do público. Os fluxos de comunicação formais precisam considerar tanto as ferramentas digitais e virtuais, os canais de comunicação tradicionais (jornal, mural, documentos de processos), quanto as formas de interação pessoal entre a força de trabalho como eventos de integração, campanhas que mobilizem equipes, ambientes que possibilitem o diálogo, sistemática de comunicação administrativa que considere reuniões presenciais, cursos, entre outras ações.
As ferramentas digitais e virtuais possuem características específicas em termos de formato, linguagem e interatividade, que precisam ser sempre considerados pela organização ao definir o conteúdo e temas de relacionamento nestes canais. Utilizar ferramentas de comunicação digitais e virtuais, veiculando conteúdos que impossibilitem a interatividade acaba subutilizando todo o potencial e finalidade dessa nova tendência comunicação.
Atualmente os funcionários e gestores se comunicam cada vez mais de forma virtualizada. Ferramentas que trazem praticidade, como correio eletrônico, sistemas de conversas instantâneas, intranet, fóruns internos, sistemas mobile, entre outras, acabam substituindo muitas vezes cada vez a comunicação face a face. Ao mesmo tempo é comum pessoas de uma mesma equipe, que trabalham em uma mesma sala, interagirem muito mais por e-mail do que pessoalmente. As relações humanas dentro das organizações tendem a se tornar mais frias e distantes, o que pode dificultar o relacionamento interpessoal entre colaboradores, entre líderes e liderados e até a sensibilização de equipe. Por outro lado, essas ferramentas facilitam muito o diálogo entre unidades de uma mesma organização que estão geograficamente distantes.
Sistemas de trabalho digitais e cada vez mais virtualizados podem facilitar ou dificultar a interação e o relacionamento interno em uma organização, de acordo com a abordagem e o posicionamento da empresa em relação à sua comunicação interna e administrativa. As ferramentas digitais e virtuais facilitam para a agilidade do fluxo comunicacional, bem como podem aproximar distâncias de unidades empresariais distintas. Porém, assim como outros canais de comunicação, ao mesmo tempo em que possuem interatividade, são também uma comunicação mediada, onde a rastreabilidade (por parte da empresa) e a interpretação pessoal (de quem lê) influenciam nos assuntos e na forma que estes serão abordados. A comunicação interna e administrativa abrange os fluxos formais e informais, sendo que a qualidade dos fluxos informais, que mesmo com muitos canais de comunicação sempre vai ocorrer, está diretamente relacionada à clareza e transparência de comunicação dos fluxos formais da organização.
Toda organização é formada e mantida por pessoas, que precisam se sentir integradas. Para facilitar essa integração, as empresas tem utilizado facilidades advindas das novas tecnologias da informação, por meio das mídias digitais e virtuais e ferramentas de comunicação digitais para agilizar a comunicação. Isso demonstra que é uma preocupação de mercado possibilitar a troca de informações entre os colaboradores e entre a empresa e os colaboradores. Ao mesmo tempo, a essência da comunicação face a face é estratégica para a gestão de pessoas e possibilita as pessoas se sentirem parte da organização. Por isso, é preciso estudar sobre como essas ferramentas virtuais e digitais podem ser trabalhadas na comunicação interna e como influenciam nas relações interpessoais nas organizações. É preciso analisar como essa nova realidade pode arrolar no engajamento e motivação dos funcionários de uma organização, já que o engajamento da força de trabalho é fundamental para o sucesso das organizações.
Estratégias de marketing digital no comércio eletronico
segunda-feira, 24 de julho de 2017
Inclusão Social
Olhe ao redor e veja se encontra alguém igualzinho a você, que goste das mesmas coisas e tenha a mesmas coisas e tenha a mesma opinião.
É bem provável que faz as pessoas serem interessantes, ou seja, o fato de sermos diferentes e podermos acrescentar novas ideias, diferentes opiniões e novos aprendizados!
Quando levamos em consideração essas diferenças, respeitamos o ponto de visita do outro e acolhemos colocando em prática uma palavra muito simples, mas com significado importante e abrangente: a inclusão.
Diferentes tipos de inclusão
No mundo existem várias culturas, vários modos de viver. Mesmo se pensarmos apenas em nosso país, encontraremos muita diversidade.
Quando convivemos com pessoas de diferentes culturas levando em consideração o que cada uma tem de melhor e respeitando suas manifestações, estamos praticando a inclusão étnica.
Como seres humanos, todos temos diversos pontenciais que quando explorados podem trazer benefícios a todos. Quando percebemos e estimulamos o desenvolvimento desses pontenciais em uma pessoa ou grupo, independente de sua classe social estamos praticando um tipo de inclusão bem ampla, que é a inclusão social.
Mas existe um tipo de inclusão que talvez seja um pouco mais difícil de colocar em prática, por isso precisa ser mais difícil de colocar em prática, por isso precisa ser mais discutida, que é a inclusão dos deficientes. Se traçarmos uma cronologia sobre a história das pessoas com qualquer tipo de deficiência , veremos que já houve muito progresso, mas também há muito a ser feito, principalmente para que as leis que já existem sejam realmente cumpridas e mais do que isso, que sejam ampliadas, garantindo plena possibilidade de atuação e inserção na sociedade.
Escola e inclusão
A escola é o local que deve servir como exemplo para a prática da inclusão. É fundamental que a comunidade escolar possa refletir com frequência sobre esse tema , fazendo um "exercício" e treinando o "olhar" para o outro, considerando que uma deficiência, por exemplo, é apenas mais uma característica entre outras tantas que sabemos que nossos alunos têm.
Nosso exercício também tem de ser no sentido de servir como exemplo de respeito a todos os alunos na sala de aula, sabendo distinguir suas capacidades procurando encontrar formas adequadas para transmitir o conhecimento e avaliar o aproveitamento de cada aluno dentro de suas possibilidades.
sexta-feira, 18 de novembro de 2016
- Hello!
- Hello, Larissa. Is everything ok?
- Yes, thanks.
- Good morning, Mr. Kanashiro.
- Good morning, miss Loren. How are you?
- I'm fine, thanks.
Henrique: Good evening, Jamily!
Jamily: Good evening, Henrique. How are you?
Henrique: I'm well, and you?
Jamily: I'm fine, thanks.
Henrique: Oh, Jamily! We are late today!
Jamily: Oh, yes! Let's go to school then.
Tradução para o Português:
1.Saudações
- Olá!
- Olá, Larissa. Está tudo bem?
- Sim (está) , obrigada.
- Bom dia, Sr. Kanashiro.
- Bom dia, senhorita Loren. Como vai você?
- Estou bem, obrigada.
Henrique; Boa noite, Jamily!
Jamily: Boa noite, Henrique. Como vai você?
Henrique: Estou bem, e você?
Jamily: Estou bem, obrigada.
Henrique: Oh, Jamily! Nós estamos atrasados hoje!
Jamily: Oh, sim! Vamos para a escola então.
Greetings
Good morning!
Bom dia! A palavra morning significa manhã.
Usa-se a saudação good morning até o meio-dia.
Good afternoon!
Boa tarde! A palavra after significa depois. A palavra noon significa meio-dia.
Good evening!
Boa noite! Usa-se good evening ao encontrar uma pessoa à noite.
Good night!
Boa noite! Usa-se good night ao despedir-se de alguém à noite.
So long!
Até logo! Usa-se so long em despedidas comuns.
Good bye!
Até logo! Good bye significa até logo e também adeus. Pode-se também dizer apenas bye, que é a forma abreviada.
See you tomorrow!
Até amanhã! (See = vejo, you = você, tomorrow = amanhã).
Hi!
Oi! Olá! Saudação comum entre amigos.
Hello!
Alô! Olá! Saudação comum entre amigos.
Vocabulary - Vocabulário
UFO - Ufologia é o estudo de todas as hipóteses, evidências ou registros visuais dos ufos. UFO é a sigla de Unknown Flying Objects que significa objetos voadores desconhecidos.
Cool - é uma gíria americana que expressa um legal ou "foda".
Observe the scene and answer the question.
Jane: So next week we are visiting the Museum of Contemporary Art in Niteroi.
Simone: Cool! It's an awesome building! It looks like a UFO ready for take off!
Danilo: Oh no... Museums are so boring...
Roxanna: Museums are sometimes boring... Not always!
Eduardo: The Museum of the Portuguese Language in São Paulo is awesome!
Tradução:
Jane: Então na próxima semana nós iremos visitar o museu de arte contemporânea de Niterói.
Simone: Legal! É um prédio impressionante! Parece uma UFO pronta para decolar!
Danilo: Ah não... museus são tão chatos...
Roxanna: Museus são, por vezes, chatos... Nem sempre!
Eduardo: Os museus da língua portuguesa, em São Paulo é impressionante!
What do you think? Why?