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sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Algumas entrevistas sobre o tema Inclusão Digital

Entrevistas sobre a Inclusão Digital

  Como funciona a Inclusão Digital no nosso país?


Mapa da Exclusão Digital 


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   Os dados da pesquisa nos revelam o tamanho da desigualdade entre as regiões, principalmente nos estados do Pará, Maranhão, Piauí e Alagoas representando 80% de pessoas que não acessam a Web em seus estados.

   Ainda sobre Mapas da Exclusão Digital, a FGV em seu estudo sobre a problematica destaca que os “pobres precisam acima de tudo, de oportunidade. Oportunidades hoje são representadas pela posse de ativos ligados a tecnologia da informação.” (2003, P.06)

   Para os autores, essas oportunidades estariam ligadas a dois tipos de políticas: as políticas compensatórias e as políticas estruturais. As estruturais deveriam ir além do óbvio, da baixa renda, deveria entender a pobreza e porque os pobres ganham menos. Enquanto que as compensatórias não deixam muita raiz na vida das pessoas e a inclusão digital poderia estabelecer bases estruturais da era do conhecimento.

   Em 2001, 12,46% da população brasileira dispunha de acesso a em seus lares a um computador e 8,31 à internet. O PNAD 2009 identificou-se uma significativa evolução no Brasil, dos 58,6 milhões de domicílios investigados, quase 35,0% deles tinham microcomputador (20,3 milhões), sendo 16,0 milhões com acesso à internet (27,4%) . A evolução em relação ao ano anterior não alterou as diferenças regionais. As regiões norte (13,2%) e nordeste(14,4%) apresentaram as menores proporções de domicílios com microcomputador com acesso à internet.
   Segundo a pesquisa TIC domicílios 2010, nos últimos seis anos, a proporção de domicílios com computadores dobrou no país: de 17%, em 2005, para 39%, em 2010.           Nesse período, a taxa composta de crescimento anual foi de 18%, mas em 2010 o crescimento foi de apenas 8% em relação a 2009.Quanto à posse da conexão de Internet nos domicílios urbanos, a proporção passou de 13%, em 2005, para 31%, em 2010. Nesse período, a taxa composta de crescimento anual foi de 19%, e em 2010 a taxa de crescimento foi de 15% em relação a 2009. Quanto à posse da conexão de Internet nos domicílios urbanos,2005, para 31%, em 2010. Nesse período, a taxa composta de 2010 a taxa de crescimento foi de 15% em relação a 2009.


  Gravado durante o evento Panorama audiovisual de Direitos Humanos' que celebrou na UFRJ os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Desenrola! desta semana contou com a participação de Rodrigo Baggio, diretor-executivo do Comitê para Democratização da Informática (CDI).
Com sua visão mais abrangente sobre a instrumentalização de comunidades de baixa renda, ele nos responde o que é inclusão digital promovida de maneira sustentável.
Esta entrevista foi elaborada no canal Nós da Comunicação, no YOUTUBE.



Inclusão digital é um direito humano, ressalta Jefferson Oliveira(Ministério das Comunicações)



9/9/2015 - CE - Inclusão digital é um direito humano, ressalta Jefferson Oliveira(Ministério das Comunicações) Publicado na internet em 9/9/2015 no canal TV Senado.


Espaço Cidadão - Os desafios e benefícios da inclusão digital 



 Pesquisa feita no canal assembleiasc no YOUTUBE, https://www.youtube.com/watch?v=0nC7IzANdBM





terça-feira, 5 de setembro de 2017

Aprenda a criar um perfil no Pinterest

Como criar um perfil no Pinterest

     O Pinterest é uma rede social para o compartilhamento de ideias ou projetos visuais criativos. O cadastro é rápido e gratuito. É possível logar de forma simples e prática usando uma conta de e-mail ou o Facebook.

     Passo 1. Acesse a página no Pinterest e selecione uma das formas de cadastro. A primeira opção usa a conta do Facebook. Clique em "Entrar com Facebook" e, depois, confirme em "Ok";
 
     Passo 2. A segunda forma é a partir de uma conta de e-mail. Digite, na tela inicial, os dados de "e-mail" e uma senha nova. Clique em "Inscrever-se". Digite nome e sobrenome, idade e selecione o genero. Confirme em "Entre";

     Passo 3. Chegou a hora de configurar o perfil. Na primeira tela, selecione "Avançar" e, depois escolha cinco áreas de interesse. Para isso, clique em "Follow". Em seguida, selecione "Concluído" ;

    Passo 4. Caso tenha logado com o Facebook,  será exibida uma lista de amigos para começar a seguir. Marque quem você quer seguir e continue em "Concluído". Caso tenha feito o acesso por e-mail, será possível buscar amigos no Facebook. ou Twitter ;

    Passo 5. Se preferir, instale o botão do Pinterest no navegador ou passe essa etapa em "Pular";
 
    Passo 6. Pronto. Seu perfil está concluído.  É importante confirmar o cadastro de um e-mail enviado pelo Pinterest na sua conta. Assim, você poderá usar todas as ferramentas ;

    Passo 7. Para mudar ou adicionar informações no perfil, selecione seu nome no topo direito e, depois, vá em "Editar perfil";

    Passo 8. Personalize a imagem pessoal, adicione uma descrição sobre você,  local, site e o que mais preferir. Só terminar, confirme em "Salvar".

    Pronto. Agora, é só começar a fazer seus posts no Pinterest. Esse canal do Hotmart pesquisado no Youtube tem boas dicas de vendas que pode ajudar as empresas em suas vendas.



sábado, 2 de setembro de 2017

Como criar uma conta no LinkedIn

    Você pode criar sua conta no LinkedIn a partir de um convite que alguém envie para seu e-mail. Mas, caso você não receba nenhum convite, é só cadastrar seu e-mail e uma senha no próprio site da rede de negócios.

    Passo 1. Acesse a página inicial do LinkedIn Brasil e preencha os campos com seu nome, sobrenome e e-mail. Crie uma senha e clique no botão " Cadastre agora".

    Passo 2. A página inicial de inscrição será aberta. Preencha os campos corretamente e clique em " Criar meu perfil ";

    Passo 3. No passo seguinte, digite seu e-mail;

    Passo 4. Uma janela pedindo confirmação de acesso pelo LinkedIn será aberta. Clique em "Aceitar" para continuar o cadastro;

    Passo 5. Para adicionar as conexões que o LinkedIn sugerir para você clique no botão azul correspondente. Ou escolha "pular esta etapa". Nas duas próximas etapas será pedido para você criar convites por e-mail, baixar aplicativo para celular e adicionar uma conta premium. Escolha os serviços que preferir ou simplesmente clique em "pular esta etapa". Lembrando que depois você poderá acessar esses recursos com o perfil pronto;

    Passo 6. Pronto. O perfil finalizado e pronto para uso;

    Passo 7. Agora, complete as informações pendentes no seu perfil. Para isso passe o mouse em "Perfil" e clique em "Editar perfil". Na página que abrir, clique no botão cinza "Editar perfil";

    Passo 8. Para alterar cada informação,  clique no símbolo de "+" e siga os passos da tela que abrir. Complete as categorias "Experiência", adicionando as empresas nas quais você trabalhou, "Educação", para colocar as instituições de ensino que cursou , "Foto" e "Competências" para habilidades extras. Também há categorias como "Idiomas", "Cursos", "Trabalhos voluntários" e muito mais;

    Passo 9. A partir da aba Perfil,você pode acrescentar muitas informações sobre suas características profissionais. É nela que ficam suas informações pessoais na rede social;

    Passo 10. Na aba Rede , é possível adicionar e gerenciar contatos, adicionar conexões (pessoas) e mais.Uma ferramenta prática é a bisca por contatos por meio de e-mail. Para isso digite sua conta e clique em "Continuar". Na listagem que aparecer, adicione as pessoas que preferir. Nela também é possível remover conexões,  ver contatos importados e organizar perfis (com a versão update);

    Passo 11. Em serviços empresariais, é possível. Anunciar vaga e demais serviços semelhantes. Confira se algum é de seu interesse e siga os passos na tela. No botão Update é possível modificar sua conta para uma versão paga.

    Passo 12. Na categoria de Empregos, você pode fazer pesquisas avançadas por vagas, anunciar uma oportunidade e gerenciar buscas;




quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Inclusão Digital : Google Meu Negócio


Como Fazer sua Inscrição no Google Meu Negócio?



    Vou lhe ensinar alguns truques e facilidades para que você possa se inscrever no Google Meu Negócio sem qualquer problema. Vamos seguir o passo a passo?
    Acesse: https://www.google.com.br/intl/pt-BR/business/ ou HTTP://google.com/mybusiness
Clique: Inicie clicando no botão “Aparecer no Google”.
    Email e Senha: Se você não estiver logado a página lhe pedirá o email e senha de sua conta do Google, nesse passo é importante lembrar que se seu negócio, site ou empresa física, tiver um login de cadastramento no Google, use-o para cadastramento no Google Meu Negócio, assim você não precisa ficar recebendo notificações em sua caixa de email pessoal.
   Cadastramento de Localização: Na página seguinte aparecerá uma caixa de busca com a inscrição “Encontrar sua empresa”, digite o nome e verifique se ela já está cadastrada, caso não encontre, coloque o endereço completo, incluindo cidade e Estado e por fim faça a busca novamente. Se mesmo na busca ela não for encontrada clique no espaço “Digite corretamente o nome e o endereço”.
   Solicitação de Dados: Você precisará preencher todas as informaçõessolicitadas sobre seu negócio, depois de feita essa tarefa, clique em continuar.
   Confirmação de Informações e Termos de Serviço: Na próxima tela confira se todas as informações foram digitadas corretamente e não se esqueça de autorizar os termos de serviço.
   Código de Autenticação: Seguindo para próxima tela clique na opção “Envie meu código”, aqui vale a pena lhe passar uma informação muito importante, apesar de todas as informações de confirmação serem feitas por e-mail, nesta etapa a confirmação somente será feita por correspondência. Você receberá no endereço cadastrado um código de autenticação que deve ser validado neste mesmo endereço online no prazo máximo de trinta dias. Só após a autenticação do código enviado o seu status será modificado do “Não confirmado” para “Confirmado”, porém todas as outras funcionalidades estarão ativas e disponíveis para a sua utilização.
   Tour Virtual: Indico que você faça o tour virtual pela ferramenta para que você conheça todas as funcionalidades oferecidas e detalhes de preenchimento, tente sempre colocar o maior número de informações importantes, para que seu perfil fique cada vez mais completo e dinâmico.

   Pronto, sua conta foi criada gratuitamente no Google Meu Negócio, mas antes de finalizar gostaria de fazer uma observação importante:

   Se você já tinha uma página do seu negócio no Google+ ela foi convertida automaticamente para os padrões do Google Meu negócio, então basta você acessar e fazer o login que terá acesso às funcionalidades.

   Esse video orienta a criar uma página no google meu negócio. O nome do canal é AdWords Português. Você encontra ele no Youtube.



Usando o Google para as empresas

Porque usar o Google Sites na sua empresa

    O Google Sites é uma das ferramentas oferecidas juntos com o G Suite, que permite criação e manutenção de sites. Em 2016 o Google Sites sofreu uma grande mudança e modernização da sua interface para o usuário. Apesar das evoluções e das possibilidades que a ferramenta oferece, ela ainda é pouco usada. Nesse post iremos mostrar alguns motivos para usar o Google Sites na sua empresa.

   


Facilidade de criação

    Com uma interface simples, criar um site no Google Sites é fácil e não requer conhecimentos técnicos como programação ou design. Todos os usuários do G Suite tem permissão para criar um site corporativo, basta acessar pelo menu de ferramentas ou pelo link sites.google.com.





Integração com o Google Drive


   Um dos recursos mais interessantes é poder exibir informações do Google Drive como planilhas, apresentações, documentos e formulários diretamente no site criado. Você pode, por exemplo, organizar uma pasta com logos e materiais da área de marketing e disponibilizar em um site criado na ferramenta. Todos os dados compartilhados via Google Sites mantém as restrições de acesso originais de cada documento, por isso, não precisa se preocupar de alguém de fora da empresa acessar material restrito.




Redução de custos

   Por ser integrado com o G Suite, os sites criados com o Google Sites não tem custos de manutenção, diferentemente de outros sites que precisam de um servidor de hospedagem. Criando sites na ferramenta você poderá substituir outros serviços ou mesmo criar novas soluções para a empresa melhorando a comunicação sem aumentar os custos. 




Amigável para Smartphone e tablets

   Além de ser fácil criar, o layout dele é automaticamente ajustada para abrir em smartphones e tablets. Não precisa se preocupar com vários sites, um para cada plataforma. Criando seu site pelo Google Sites, você terá uma excelente experiência de navegação em qualquer dispositivo.




Colaboração

   Um dos pontos de destaque do G Suite é a colaboração e com o Google Sites não poderia ser diferente. Você pode dar acesso para que outros colaboradores da sua empresa ajudem a montar e manter o site. 




Versatilidade


   Você pode usar a ferramenta para inúmeras possibilidades como criação de intranet, realização de pesquisas e divulgação de resultados, apresentação institucional, apresentação de relatórios de áreas da empresa com índices de desempenho e muito mais. O Google Sites pode ser usado por áreas como RH, marketing e financeiro. 

COMO FUNCIONA O GOOGLE MEU NEGÓCIO?


   Já ouviu falar sobre Google meu Negócio? Certamente sim, porém se você nunca ouviu falar e muito menos sabe do que se trata, muito provavelmente, você está perto de descobrir, algo me diz que se o seu objetivo ao chegar aqui não foi diretamente descobrir o que é o Google meu Negócio, talvez o que você procura esteja ligado diretamente ao assunto.

   Pensando no que abordar logo me veio em mente algo relativamente novo, mas totalmente focado para quem tem seu negócio, seja virtual ou físico e que pretendeganhar relevância e atrair cada vez mais clientes usando uma ferramenta simples, é claro, estou falando do Google meu Negócio.

   Vou explicar a vocês os porquês e a importância da utilização desse serviço, além de suas principais vantagens e como iniciar seu uso com cadastramento gratuito na ferramenta.

   Conheça também o Google Adwords Express, ele irá te ajudar a complementar suas aplicações!


O que é o Google Meu Negócio?

   Vamos com calma, começaremos entender o que é e quais são as funcionalidades dessa ferramenta que pode te ajudar dar um upgrade em seus negócios.

   Seu nome original na língua inglesa é Google My Business, trata-se de um conjunto de ferramentas e funcionalidades que o Google compilou de forma gratuita, tendo como objetivo principal facilitar a divulgação de seu negócio online e possibilitar que você consiga aumentar o seu alcance e interação com seu público alvo.


 No canal Escola Empreender tem dicas ótimas de como divulgar o seu negócio na internet:

O S+Digital ensina a cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio:




   Já ouvi muitos questionamentos em relação à importância e as vantagens da utilização do Google Meu Negócio. Para mim elas são inúmeras, pois a cada tipo de negócios, seja on ou offline existe uma estratégia e uma forma diferenciada de uso, dependendo de qual objetivo você deseja alcançar.

   Decidi resumir então, o que pra mim são os quatro pilares fundamentais no uso dessas ferramentas disponibilizadas por meio do Google Meu Negócio.

   Vou tentar te explicar de forma bastante objetiva e simplificada as vantagens desses quatro pilares.


1.Estatísticas: A ferramenta lhe permite acessar todas as informaçõesreferentes a pesquisas, visitas e navegabilidade que sua página oferece, ou seja, você tem uma visão privilegiada de que seu público está buscando e assim pode adaptar o seu negócio para as preferências do seu público, os fidelizando e consequentemente atrair e conquistar novos clientes.

2.Interação: Através da ferramenta você pode receber diretamente em sua página, comentários de quem já utilizou o seu serviço, ou seja, você consegue extrair informações sobre o desempenho qualitativo de seu atendimento, fornecimento de produtos, serviços prestados, dentre outras coisas que te ajudam a gerar um feedback direto do consumidor final. Você ainda pode respondê-los para resolver possíveis problemas, esclarecer dúvidas, ouvir sugestões, e diversas outras questões que tornam sua comunicação e sua presença mais próxima de seus clientes.

3.Presença Digital: Quando iniciar o uso da ferramenta, você automaticamente criará uma página de seu negócio no Google +, isso é um detalhe muito importante, pois será o seu canal de compartilhamento de informações com seus seguidores, quem procurar pelo seu negócio poderá ver todo tipo de informação que seja de seu interesse compartilhar, como por exemplo, fotos de seu estabelecimento comercial (Se for o caso), promoções, eventos, horários especiais de funcionamento ou qualquer tipo de informação que você julgue melhorar o desempenho e a comunicação com seu público alvo.

4.Atualizando seu Negócio: Todos sabem que manter atualizados os seus clientes e interessados é fundamental para conseguir um bom engajamento. No Google Meu Negócio atualizar as informações é de extrema importância para otimizar os resultados das buscas e dos mapas que são gerados através do Google, então não se esqueça de manter sempre atualizado o seu endereço, CEP, telefone e horário de funcionamento, assim você estará presente cada vez mais nos resultados das buscas, melhorando a sua captação de possíveis consumidores.

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Inclusão Digital


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INCLUSÃO DIGITAL

   

     A inclusão digital é o grande desfio em tempos de predominância da cultura digital na sociedade. Tornar acessível as tecnologias de informação e comunicação para todos os seguimentos sociais hoje é imprescindível para o exercício da cidadania onde o motor social se encontra no acesso e na manipulação da informação.



    Um indivíduo que está incluído na sociedade digital é aquele que é capaz de desenvolver a capacidade de tornar prático e melhorar suas condições de vida a partir do maior aproveitamento das potencialidades destas ferramentas de informação e comunicação.

Três requisitos básicos para a inclusão digital:

     Um computador: Atualmente existem várias ações e possiblidades de você adquirir esta ferramenta. Fique atento as organizações e programas governamentais que estão facilitando o acesso à máquina.

     Internet: Um computador sem estar conectado a rede de informações ele não serve pra nada. Fique atento às oportunidades e formas alternativas de colocar internet no seu computador, a opção via rádio é mais em conta e não precisa de telefone.

     Domínio sobre as ferramentas da internet: Existem uma infinidade de recursos para se comunicar, trabalhar e se informar na internet. Ter os instrumentos básicos e não saber o que fazer com eles não dá! Conheças as principais ferramentas da internet e explore os seus potenciais para melhorar sua vida.

     Dentre as infinidades de estratégias inclusivas estão projetos e ações que facilitam o acesso de pessoas de baixa renda às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A inclusão digital volta-se também para o desenvolvimento de tecnologias que ampliem a acessibilidade para usuários com deficiência.
     Este tipo de discussão é tão fundamental como a questão da inclusão social. Não dá para pensar a questão do acesso as ferramentas básicas da informação e comunicação sem refletir sobre em que contexto as pessoas se encontram do ponto de vista social, que na realidade onde se encontram as verdadeiras causas da exclusão: falta de educação, oportunidades e condições dignas de existência.




O que está acontecendo em termos de inclusão digital no Brasil?



     À medida que as estatísticas crescem sobre a quantidade de pessoas que estão tendo acesso a um computador no país, cada dia nasce uma nova iniciativa governamental tentando promover a inclusividade. Contudo eles são insuficientes diante da dimensão sócio-econômica que o Brasil está inserido.
     Quanto mais computadores são colocados nas escolas, mais saltam e ficam evidentes as disparidades regionais em torno do acesso às tecnologias de informação e comunicação. Existe uma desigualdade evidente entre os estados da região sudeste e nordeste, no plano da cultura e inclusão digital que nada mais são que reflexos da desigualdade social e regional que o país continua mantendo.
     No entanto, as políticas de inclusão digital centralizam suas ações ancoradas em dois conceitos: na acessibilidade de todos às Tecnologias de Informação e em ações educativas que promovam o desenvolvimento de competências no uso das tecnologias na sociedade de informação, sem contudo questionar as condições básicas de existência.
     

domingo, 6 de agosto de 2017

O tema se refere as Redes Sociais

Definição de Rede Social/  Conceito e Significado de Rede Social

    A rede é um termo que se refere à estrutura com um modelo característico. Esta definição permite que o conceito a ser aplicado em vários campos, tais como ciência da computação (onde uma rede é interligada de um conjunto de computadores essa informações de troca).
    O adjetivo social, entretanto, disse que o que pertence ou o que está relacionado com a empresa ( o conjunto de indivíduos que interagem para formar uma comunidade). O conceito de rede social, portanto, está ligado à estrutura, onde um grupo de pessoas manter uma ligação qualquer. Estas relações podem ser amigáveis,  sexual, comercial ou de outro tipo. Exemplos: " a rede social da população tem funcionado muito bem para canalisar a solidariedade com as vítimas de inundação ", " a família é a base de qualquer rede social. O conceito, no entanto, foi atualizado nos últimos anos para apontar para um tipo de site que incentiva a criação de comunidades virtuais. Esses sites são serviços que permitem desenvolver redes baseadas nos interesses dos usuários,  compartilhar fotos, videos e informações em geral.
    A rede social mais popular hoje é o Facebook, que tem mais de 600 milhões de usuários trocando mensagens e arquivos de computador. Mas há outras redes sociais com Myspace e Hi5.
    Você pode encontrar redes sociais na web especializada em determinados setores ou capturar um grupo especifico de usuários.  LinkeIn, por exemplo , reúne profissionais e visa promover o comércio e a mobilidade do trabalho.